quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Help na tarefa

Ei pessoal!
Passei para dar um help na tarefa de amanhã do CEC.
Estamos estudando sobre línguas mortas (help Kátia!) e encontrei vários sites interessantes para pesquisas...

O primeiro mostra as diversas línguas mortas -  Revista Galileu - Aprenda a escrever nomes com alfabetos exóticos e saiba um pouco mais sobre sistemas de escrita que pouco tinham a ver com nosso alfabeto romano.

O segundo mostra um vídeo de uma cantora brasileira interpretando uma canção em latim - Muito legal! Lá no Guia dos Curiosos.

E por último encontrei esta notícia:

Computador "ressuscita" línguas mortas


Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt/computador-ressuscita-linguas-mortas=f1006696

A última vez que esta língua foi usada foi há 1200 anos Antes de Cristo. Agora, um programa de computador decifra o Ugarítico para ajudar os investigadores a perceber aquela que é uma das linguagens hebraicas mais antigas do mundo.

Um software do MIT (Massachusetts Institute of Technology) consegue traduzir rapidamente o idioma Ugarítico, que consiste numa série de pontos e relevos gravados em barras de barro. Uma escrita cuniforme que, por certo, conhece dos livros de história como um dos primeiros alfabetos criados pelo Homem. Os primeiros exemplos escritos desta língua foram descobertos em 1920 e só em 1932 é que foi possível decifrá-los. O que lhe permite efetuar uma tradução bastante precisa.

Este novo software vem calar os críticos que diziam que os computadores nunca iriam ter a capacidade de traduzir línguas mortas porque lhes faltava a "intuição". Agora, só falta ver como a aplicação do MIT pode vir a ser aplicada a outros línguas mortas.

O que acha? Gostava de conseguir ler hieróglifos? Acha que um computador consegue fazer uma tradução boa de uma língua morta?


Participe. Envie sua opinião!

Nenhum comentário: