domingo, 17 de abril de 2011

Relembrando .... Europeus e nativos americanos: encontro ou desencontro?

No fim do século XV, navegadores europeus atravessaram o mar tenebroso, mais conhecido como Oceano Atlântico e chegaram ao continente americano, até então desconhecido na Europa. A colonização do novo continente, se deu sobre a ação dos conquistadores europeus, sobretudo, portugueses e espanhóis, associada a cumplicidade da Igreja Católica.

Neste encontro, ou melhor desencontro, não foram respeitados a cultura dos povos nativos que habitavam estas terras.

De acordo com os nossos estudos e a charge abaixo, elabore um comentário, associando os conflitos vividos pelos índigenas na época do descobrimento e com os problemas atuais enfrentados. EXPLIQUE por que há necessidade da existência, nos dias de hoje, de leis para defender os interesses das comunidades indígenas.


Lembre-se que:

Eurocentrismo é uma ideia que coloca os interesses e a cultura europeia como sendo as mais importantes e avançadas do mundo.  Este conceito foi muito utilizado no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI).  Fizeram isso, pois acreditavam que a cultura européia era mais desenvolvida do que a dos indígenas e africanos. O eurocentrismo é um conceito que não é mais aplicado, pois atualmente sabemos que não há uma cultura superior a outra, elas são apenas diferentes e devem ser respeitadas como tal.

Nenhum comentário: