sábado, 12 de março de 2011

Notícia boa para os graduados em História

Aprovada a regulamentação da profissão de historiador

Adaptado do post da Rede Histórica 
Olah que notícia boa, enfim foi regulamentada a profissão do historiador. Leia o post abaixo:

A regulamentação da profissão de historiador foi aprovada, nesta quarta-feira (2), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História.

Entre as atribuições dos historiadores, o projeto (PLS 368/09) lista o ensino da disciplina no ensino básico e superior; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

Uma das atribuições dos historiadores é a "organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História para empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e CD-ROM ou emissoras de televisão.

O relator reconheceu o "relevante" papel exercido pelos historiadores na sociedade e considerou que a inexistência de uma regulamentação pode abrir esse campo a profissionais de outras áreas sem as qualificações necessárias para desenvolver um trabalho adequado com objetos e assuntos históricos.

Adaptado de Iara Farias Borges e Simone Franco / Agência Senado

Nenhum comentário: