segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Rapto das cebolinhas - Maria Clara Machado

Durante nossos estudos sobre cinema, nossa querida aluna récem chegada do RJ nos trouxe uma surpresa inusitada. O seu avó é diretor de cinema e dirigiu o curta metragem "O papto das cebolinhas" obra de Maria Clara Machado. Todos os alunos se encantaram e acabamos refletindo como é a produção de um filme, os gastos e quantas pessoas são necessárias para uma produção final!

Os alunos adoraram e tiveram a oportunidade de conhecer este mundo mágico que é a produção cinematográfica.

Obrigada Sofia pela dica e nosso carinho ao seu avó Antonio Carlos da Fontoura.

Sinopse

O Coronel cultiva em seu sítio três preciosos pés de cebolinha da Índia. Quem toma o chá destas cebolinhas tem garantia de vida longa e alegria. Uma cebolinha é roubada da horta e o Coronel contrata o Detetive Camaleão Alface para descobrir o ladrão.

Ficha Técnica
O Rapto das Cebolinhas
Gênero Ficção
Diretor Antonio Carlos da Fontoura
Elenco Aimee Campos, André de Biase, Gero Bandi, Luis Sergio de Lima e Silva, Nelmo Dias, Onaldo Machado
Ano 2006
Duração 15 min
Local de Produção: RJ

Saiba um pouquinho mais sobre o avó da Sofia

Antônio Carlos da Fontoura
Diretor, produtor e roteirista, estreou na direção de longas-metragens com Copacabana me engana (1968), um sucesso de bilheteria, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Brasília, escrito em parceria com Leopoldo Serran e Armando Costa. Com A rainha diaba (1973), seu segundo longa, recebeu o prêmio de roteiro, entre outros, no Festival de Brasília e participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Depois fez Cordão de ouro (1976) e Espelho de carne (1985), prêmio Air France de direção. Nascido em São Paulo em 1939, radicou-se no Rio de Janeiro e começou no cinema sob orientação do documentarista sueco Arne Sucksdorff. Em 1965 foi crítico de cinema do Diário Carioca. Roteirizou e dirigiu os curtas-metragens Wanda Pimentel (1972), Heitor dos Prazeres (1965), Ver, ouvir (1966), melhor curta em Brasília, Ouro Preto & Scliar (1969), Meu nome é Gal (1970), Mutantes (1970), O último homem (1970), Chorinhos e chorões (1974) e Arquiteruta de morar (1975), além do média-metragem Brasília segundo Alberto Cavalcanti (1982). Escreveu e dirigiu programas e séries para TV. Em 1998 dirigiu e roteirizou o longa-metragem Uma aventura do Zico. Colaborou no roteiro do documentário Pelé eterno (2004), de Aníbal Massaini. Em 2006, lançou dois filmes: Gatão de meia idade, adaptação das tirinhas de Miguel Paiva, e No meio da rua, longa no qual assinou roteiro, produção e direção. Em 2007, trabalhou como colaborador de Vidas opostas , novela produzida pela Rede Record. Atualmente se dedica ao longa Somos tão jovens sobre o cantor Renato Russo.

Retirado do site: http://www.filmeb.com.br/quemequem/html/QEQ_profissional.php?get_cd_profissional=PE16

Nenhum comentário: