sábado, 18 de fevereiro de 2012

Um novo olhar sobre os dados

Aos meus amigos educadores que sabem da importância dos relatórios educacionais, mas, muitas vezes se irritam com o exagero burocrático de tantos formulários e planejamentos durante os caminhos pedagógicos.

Um olhar diferente!!!!
Um novo olhar sobre os dados

View more PowerPoint from Laís Rios

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Educador, não deixe de visitar o nosso cantinho especial de sugestões e troca de experiências na página especialmente criada a vocês!

I love Matemática também!

Neste mesmo espaço (http://www.slideshare.net/LasRios/poesia-matemtica-10012918) , encontrei também  "Poesia Matemática" . Fiquei encantada, pois, apesar de não ser da área, sempre gostei da matemática. Tive excelentes professores e agora, convivo com gente maravilhosa, educadores especialistas em matemática. Aproveito para deixar meu beijo a eles e divido com vocês, mas este carinho educacional.

História... ah, histórias!

Olá pessoal!
Hoje cheguei cheia de novidades! A primeira conta um pouco sobre a História da higiene na realeza europeia, que eu amo!!!
Achei os slides muito divertidos e cheios de curiosidades! Lembrando que vocês já aprenderam a não fazer juízo de valores hein... nem melhor, nem pior, apenas diferente devido ao contexto e condições da época. Imaginem que um dia seremos estudados como a pré-história do futuro!!!
Tenho certeza que você também vai gostar muito!

Fonte: Os slides foram retirados da página http://www.slideshare.net/LasRios que eu encontrei visitando o blog http://historiapipcbc.blogspot.com/.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O professor do futuro - Gabriel Perissé

Ontem, fui a uma palestra bem bacana. Confesso que, como o convite chegou bem em cima da hora, fui sem esperar muito. E apesar do cansaço e do calor, adorei as reflexões do Professor Gabriel Perissé. De uma maneira leve e divertida, fomos levados a repensar nossas práticas pedagógicas, a partir dos 7 pecados capitais.

Hoje fui correndo buscar novas referências e fiquei muito curiosa para ler toda sua obra, especialmente "O professor do futuro"... por que será hein?!

Mas, como todo professor é um pouco aluno, a pergunta que ficou na minha cabeça foi:
"Será que o Professor Gabriel Perissé é parente da atriz e comediante Heloísa Perissé?"


Indicações:


Abaixo um texto do professor Gabriel. Reflitam:
Ler, pensar e escrever


"Para ensinarmos um aluno a inventar precisamos mostrar-lhe que ele já possui a capacidade de descobrir" (palavras do filósofo-poeta Gaston Bachelard).


O professor, como os artistas, provoca o amor pelo conhecimento, um amor que já existia em nós, mas estava adormecido. O professor, como os profetas, desencadeia um processo de descoberta pessoal que, por sua vez, ativa nosso poder criador.
Desencadear é retirar o cadeado.

O professor liberta seu aluno. E os melhores alunos largam as mãos do mestre, depois de descobrir sua capacidade de andar sozinhos, de correr sozinhos, de voar mais alto.
Muitos estudantes andam presos, e por isso deixam de andar. Estão paralisados pelo medo, pela falta de horizontes. Estão perplexos, olhando sem ver, ouvindo sem escutar, falando sem dizer, lendo sem entender, escrevendo sem pensar.

Muitos estudantes estão na cadeia do desânimo, não sabem abrir caminhos com a força dos seus passos. Muitos estudantes são vítimas de uma reação em cadeia. Não agem, só reagem. Mal se defendem do mal. Passam de ano sem passar. Passam sem pensar. São passados para trás. Sem saber por quê, e por quem. Passam mas não ficam. Ou passam e continuam presos ao passado.

O professor do futuro (e do sempre) deve ensinar, no presente, não o método que passa (e até faz passar...), mas a alma que permanece.
Deve ensinar, não a única resposta certa em meio à múltipla desescolha, mas a capacidade de cometer erros criativos, de ver que um fracasso, didaticamente, vale mil sucessos.
Ensinar, não a opção correta, a única porteira pela qual a boiada passa, de cabeça baixa, para o matadouro, mas a coragem de pular no escuro (se for preciso), e com os olhos abertos.
Transmitir, não o conhecimento mastigado, a ração, mas despertar no aluno a vontade de mastigar por conta própria, de usar a razão, de saborear conhecimentos tradicionais e inéditos.

O professor do futuro ensina, não o caminho das pedras, mas o amor às pedras que existem em todos os caminhos. O verdadeiro professor é um inspirador. Suas aulas são poéticas, proféticas. Não hipnotizam, acordam. Não cansam, desafiam. Não anestesiam, fazem refletir.
O professor inspira confiança, inspira o desejo de chegarmos a ser deuses. O professor do futuro torna o futuro mais real que a banal ilusão... desilusão que alguns chamam de realidade.


Matéria publicada no site Intervox - 
Gerado automaticamente pelo sistema Vox - Projeto DOSVOX - NCE/UFRJ
Matéria publicada em 01/09/2002   - Edição Número 37

domingo, 12 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A cada dia um renascer! Feliz borboletas para vocês!

 Durante um passeio em Inhotim (já comentei em outro post que lugar mais lindo e cheio de boas energias!) vi uma borboleta linda! Era amarela e azul, bem grande com asas deslumbrantes. Soltei a seguinte exclamação: "Eu amo borboletas!" Quando um senhor virou em minha direção muito feliz e me disse: "As borboletas são um sinal do universo." Na hora achei legal, sorri para o senhor, mas depois fiquei muito pensativa.
 A  verdade é que desde de pequena adoro observá-las. E o melhor, não tenho dúvidas que sou parte delas... vontade de viajar, voar, de ser livre. Já ganhei livro sobre o poder de transformação das borboletas, já recebi um depoimento sobre não apressar a saída dela do casulo e hoje, minutos antes de receber uma grande notícia, recebi esta imagem no meu facebook. 

 Depois que aquele senhor me alertou sobre os sinais do universo, eles não pararam mais de acontecer! Sou testemunha viva. Quem dera se eu pudesse ver uma linda borboleta todos os dias, mas coisas incríveis tem me ocorrido e tenho certeza que de alguma maneira, aquela linda borboleta já sabia disso!!!

"As borboletas são um sinal do universo!" Inhotim - Nov 2011

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E tudo mudou!

“O rouge virou blush. O pó-de-arroz virou pó-compacto. O brilho virou gloss. O rímel virou máscara incolor. A Lycra virou stretch. Anabela virou plataforma. O corpete virou porta-seios. Que virou sutiã. Que virou silicone. A peruca virou aplique… interlace… megahair… alongamento. A escova virou chapinha. ‘Problemas de moça’ viraram TPM. Confete virou MMs. A crise de nervos virou estresse. A purpurina virou gliter. A tanga virou fio dental. E o fio dental virou anti-séptico bucal. Ninguém mais vê: O à-la-carte porque virou self-service. A tristeza agora é depressão. O espaguete virou miojo pronto. A paquera virou pegação. A gafieira virou dança de salão. O que era praça virou shopping. A areia virou ringue. O LP virou CD. A fita de vídeo é DVD. O CD já é MP3. É um filho onde eram seis. O álbum de fotos agora é mostrado por e-mail. O namoro agora é virtual. A cantada virou torpedo. E do ‘não’ não se tem medo. O break virou street. O samba, pagode. O carnaval de rua virou Sapucaí. O folclore brasileiro, halloween. O piano agora é teclado, também. O forró de sanfona ficou eletrônico. Fortificante não é mais Biotônico. Polícia e ladrão virou Counter Strike. Fauna e flora a desaparecer. Lobato virou Paulo Coelho. Caetano virou um pentelho. Elis ressuscitou em Maria Rita. Raul e Renato. Cássia e Cazuza. Lennon e Elvis. A AIDS virou gripe. A bala antes encontrada agora é perdida. A violência está maldita. A maconha é calmante. O professor é agora o facilitador. As lições já não importam mais. A guerra superou a paz. E a sociedade ficou incapaz. De tudo. Inclusive de notar essas diferenças.”
— Luís Fernando Verissímo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O que já foi inovação na sala de aula? Veja...

Muito interessante! Tudo tem história e é história!

Já usei tudo! Como aluna, como secretaria, como professora.... afinal de contas são 27 anos de ambiente escolar!

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/veja-o-que-ja-foi-inovacao-nas-salas-de-aula/n1597608450906.htm

Momentos de mudança - Série Iniciativas inovadoras na Educação - parte I

Era sobre isto que eu estava falando...
E a Revolução na Educação dá os seus primeiros passos. Maluco, mas necessário!
http://www.methodus.com.br/artigo/833/o-melhor-professor-do-mundo.html

Saiba mais:
http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/
http://www.youtube.com/user/KhanAcademyPortugues/videos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mais um loop! Wou!

E depois de uma visita ao blog  Lugar de Pesca da minha querida professora Betzaida, fiquei encantada ao relembrar grande filósofo Socrátes nas palavras de Paulo Bentacur. Pensamento que vem acalentar as minhas angústias de mais uma semana do meu ano novo montanha russa!


Inteligente é aquele que sabe que não sabe nada".Sócrates

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pensamento do dia!

"As vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima" 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

É Hoje!

Olá queridos alunos, ex-alunos, futuros alunos e demais amigos!
Mais um ano letivo se inicia e com ele novos sonhos e metas.
O importante é estar consciente do que se quer e onde deseja chegar.

Nada de corpo mole! Temos muito que aprender!
E nossas descobertas acontecerão de maneira mais que especial... uhumm...

E quando chegar o fim do ano, você vai ver, vai dar uma saudade danada de tudo....

 Beijokas!


 Retirado do blog http://sementinhakids.wordpress