sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dicas importantes

Galerinha...
Hoje pude visitar alguns blogs dos meus alunos. Gostei muito de vários. Em breve, irei postar o link para vocês compartilharem. O uso do blog aproxima as pessoas, facilita a comunicação e em alguns casos até vicia, não é mesmo? Porém, como tudo na vida, precisamos sempre ter alguns cuidados na hora de utilizar um blog.

Leia com atenção as dicas abaixo e confira se o seu blog tem a marca do

  • Esteja sempre atento ao que está escrevendo - linguagem de internet é diferente de escrever errado!
  • Não utilize o nome da escola ou logotipo sem a devida autorização da instituição;
  • Não publique fotos dos colegas sem consultá-los;
  • Não cite nome de colegas e nem de professores para prejudicá-los. Caluniar, injuriar ou difamar alguém é crime e não importa se o fez pela internet, portanto, falar mal do outro é errado. Sendo menor de idade, seus pais serão responsabilizados;
  • Ao publicarem uma obra, como poesia, letra de música, devem sempre indicar o autor ou a fonte e quando possível, pedir sua autorização;
  • Não publiquem informações pessoais, como endereço, telefone, etc.
A verdade é que muitos alunos estão se metendo em encrencas pelo simples fato de desconhecerem os riscos da internet. Isso acontece por não associarem o mundo on-line com o mundo presencial. Não entendem que qualquer decisão ou ação na internet, pode provocar consequências no mundo presencial. Lembre-se: tudo o que está postado está visível ao mundo inteiro! Texto adaptado.

Pois é, o legal de ter um blog é postar coisas interessantes e curiosas, receber comentários dos amigos, aprender, dar sugestões... Enfim, pode ser uma ótima ideia, é só saber utilizá-lo com responsabilidade!

Beijokas da Fessora 

Nenhum comentário: