segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como é difícil tirar as rodinhas


Reflexão do dia

Os pais, que viveram no tempo das “bolinhas de gude”, das pipas, dos jogos de “queimada” e de “pular corda”, também tiveram que compartilhar, pois poucas crianças podiam usufruir de um quarto individual, quanto mais de um brinquedo.


Foram tempos de muitas limitações, por isso aqueles pais sabiam o valor de um brinquedo tão individual quanto a bicicleta, e tinham a intenção de valorizar cada momento de alegria.

Quanto o presente chegou, ficou evidente a dimensão do planejamento dos pais. A bicicleta era moderna e tinha todos os acessórios possíveis e principalmente, as indispensáveis rodinhas de segurança. Tudo para garantir que os momentos alegres não pudessem ser estragados por quedas e machucados.

A primeira volta que a criança deu na nova bicicleta, criou um daqueles momentos mágicos, com sorrisos em todos os rostos.

Depois de alguns dias, a criança foi adquirindo uma relação intima com a nova companheira de alegrias, se libertando dos acessórios mais pesados e se aventurando por caminhos mais sinuosos. O único acessório que mantinha em sua bicicleta eram as rodinhas de segurança.

Não podemos condenar a criança, afinal, todos nós gostamos de rodinhas nos protegendo, facilitando nossos caminhos e nossos desafios.

Também é compreensível a atitude dos pais, que sempre vão se preocupar em proteger nossas alegrias. Eles nunca terão forças para tirar as rodinhas.

Quem já aprendeu a andar de bicicleta sabe que somente uma decisão pessoal pode retirar as rodinhas.

Este é o desafio das gerações atuais.

Alguns precisam assumir uma postura menos acomodada e mais proativa em relação as suas próprias escolhas, afinal as rodinhas limitam nossos movimentos, nossas possibilidades de alegrias.

Outros, precisam aprender a confiar no talento pessoal e na força que os erros acrescentam ao crescimento pessoal, porque mesmo não andando de bicicleta, tombos e machucados acontecerão.

A única ajuda que podemos desejar é ter o apoio de alguém segurando no banco por alguns instantes antes da grande aventura.

Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2011/05/13/como-e-dificil-tirar-as-rodinhas/

Nenhum comentário: