quinta-feira, 7 de julho de 2011

Contrabando de fósseis

Bom Bia Brasil Atualizado em 24/11/2010 12h50

Fósseis raros são vendidos em leilões e enviados para fora do Brasil

Um tesouro, um patrimônio histórico que está se perdendo. Entre as ofertas do leilão, o único crânio de pterossauro do mundo com crista e dentes.

Um tesouro, um patrimônio histórico que está se perdendo. Fósseis raros estão sendo enviados para fora do Brasil. Estão à venda em lotes de leilões internacionais.

Pela internet, o professor de paleontologia Felipe Monteiro descobriu um crime: fósseis da chapada do Araripe, em Santana do Cariri, no Ceará, oferecidos em uma casa de leilões da França.

“Eu estava pensando assim: está muito na cara quererem vender fósseis brasileiros em um leilão que está sendo divulgado mundo afora. Mas eu pensei: não custa nada eu pesquisar ‘Santana do Cariri’ como palavra-chave. Quando eu coloquei encontrei os fósseis do Araripe”, conta o professor.

Entre as ofertas do leilão, o único crânio de pterossauro do mundo com crista e dentes. O valor cobrado pelo réptil voador que viveu há 110 milhões de anos varia entre € 50 mil e € 70 mil.

“Os próprios nativos da região, com a abundância muito grande de fósseis, extraem os fósseis lá da beira dos rios atendendo ao pedido de pessoas estranhas à região”, afirma o delegado da Polícia Federal, Tarcísio Abreu.

Enquanto o comércio ilegal gera lucro para os traficantes, deixa um prejuízo impossível de calcular para os pesquisadores do Brasil, que muitas vezes ficam sem material de estudo no próprio Ceará, o estado de origem dos fósseis.

“Com essa saída de fósseis para o exterior, fica mais complicado ainda de a gente pegar. A logística de uma viagem para o exterior é fora da realidade nacional e, principalmente, aqui da Região Nordeste”, comenta o estudante de biologia Marcos André Fontenele Sales.

Artur Andrade, chefe do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) da região do Cariri, diz que há uma investigação para chegar ao traficante e a quem arrematou a peça no leilão. Mas recuperar estes tesouros históricos é difícil porque nem todos os países proíbem este tipo de comércio.

“No Brasil é crime, nos Estados Unidos não é, na Alemanha não é. Não há uma uniformidade com relação a este pensamento”, afirma Artur Andrade.

Nenhum comentário: